Há mais de dez anos, a fotógrafa Maria Vitória Vaz Pato empreendeu um trabalho fotográfico onde quis revelar a vida e o modo de estar dos imigrantes que residem no bairro Quinta da Serra, no Prior Velho.
Na Quinta da Serra vivem imigrantes africanos, que primeiro construiram as suas barracas e esperam por realojamento desde que começaram a construir uma nova Lisboa.
Maria Vitória Vaz Pato assume que com os seus retratos pretendeu sobretudo registar o nome, o olhar e gesto de viver dos artistas que foram importantes para a construção de grandes obras na área de Lisboa e mostrar através das fotos o contacto com as suas famílias após mais um dia difícil de trabalho.
Durante anos as suas fotografias, aguardaram em molduras, já prontas para serem reveladas ao mundo, e arrumadas criteriosamente dentro de caixas – por séries temáticas – que um espaço as acolhesse onde os seus protagonistas as pudessem ver. Muitos deles já partiram – foram realojados finalmente ou foram trabalhar para França, também – mas o À Bolina, projecto onde estou a trabalhar, vai abrir em breve as portas do salão Polom e receber o bairro, a autora e os amigos para a exposição “Retratos da Quinta da Serra”.
Texto: Surraia Correia
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário