terça-feira, 5 de junho de 2007

ACIDI reúne jovens líderes descendentes de imigrantes


Na sequência do convite do Alto Comissário para Imigração e Minorias Étnicas, Rui Marques, o Convento da Arrábida acolheu durante quatro dias o “Seminário de Jovens Lideres Descendentes de Imigrantes”. Entre os participantes, a maioria é membro ou
dirigente de associações de bairros degradados em que foram implementados projectos no âmbito do Programa Escolhas.
António Batista, especialista em Planeamento Estratégico e co-autor da metodologia Método Aplicado de Planeamento e Avaliação (MAPA), falou da importância do planeamento na vida das pessoas, de como avaliar de modo a simplificar um projecto e potenciar a participação das pessoas. Sublinhou ainda como “um projecto é um espaço de interacção e de partilha daí a importância de torná-lo comunicacional”. No seu entender, torna-se necessário definir objectivos que impliquem incluir um parâmetro de controlo, chamado Data, definir quem participa na acção como beneficiário, o Alvo, e que nível de Mudança queremos atingir. Batista disse que “os projectos têm como destinatárias pessoas e só quando elas são estimuladas e transformadas é que se percebe haver mudança”.
O actual dirigente dos Observatórios da Imigração, do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), Roberto Carneiro debateu o tema da Liderança com os participantes. Carneiro definiu o líder como um agente das pequenas mudanças, credível e que não podendo fazer tudo, delega funções nos parceiros. O ex-ministro da Educação disse que o líder deve ter características especiais que o definem como alguém capaz de influenciar comportamentos e ser um comunicador que potencia a transformação.
Helena Marujo, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, discorreu sobre o tema “Felicidade, Optimismo, Resiliência e a Auto-estima”, assumindo que as pessoas felizes são as que têm rede sociais alargadas. A partir da ideia que felicidade está associada ao sentido da vida, Marujo sugere que a pessoa deve ser capaz de pensar o que é e o que faz.
Como lidar com os média foi o mote para uma difícil discussão no último dia do encontro. Mónica Goracci e Maria Abranches, da Organização Internacional para Migrações em Portugal, introduziram o tema. A definição do que é uma notícia e sobre o papel dos jornalistas e a escrita jornalística foi feita por Rui Araújo, provedor do leitor no Público.

texto: Surraia Correia

Fim de tarde com...
António Vitorino, actual Comissário do Fórum Gulbenkian Imigração, Diogo Freitas do Amaral, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e antigo presidente da Assembleia–Geral das Nações Unidas, e Jorge Malheiros, geógrafo conceituado com obra publicada sobre a temática da Imigração animaram, em grande estilo, as conversas de fim de tarde trazendo para cima da mesa a sua experiência em diferentes áreas e os seus diferentes interesses. SC

Nenhum comentário: