quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Panos tradicionais expostos no Museu da Etnologia


Está exposta até o final de Dezembro no Museu Nacional da Etnologia a exposição através dos Panos. Trata-se de uma colecção da Panaria guineense e caboverdiana recolhida por António Carreira e Rogado Quintino nas decádas de 60 e 70.
Esta exposição revela os diversos padrões que os panos podem assumir para dar um pouco de estética. Geralmente costumam ser figuras geométricas como os triângulos, losangos e quadrados entre outras designações derivando do seu contexto de origem. Assim sendo,para os caboverdianos existe o pano di terra que é de origem, pano di obra que revela um padrão complexo e minucioso e ainda o pano bicho relativos aos animais. As coisas também se diferem um pouco no caso dos guineenses. Existe o pano dエobra, bicho e pente. Esse último é feito em tear tradicional.
Para que a cultura dos panos não caia no esquecimento, têm surgido sucessivas medidas por parte dos governos na tentativa de recuperar a tecelagem tradicional. Pretendem ainda dar um novo olhar sobre os panos e daí a criaçao de um atelier ao lado da exposição onde se possa trabalhar um pouco as junções das cores e das figuras.
Ao longo das peças expostas é possível constactar que os panos eram tingidos com pigmentos vegetais como o índigo e o anil que podem dar origem ao azul.
Com o passar dos tempos a tradição começa a perder-se. Actualmente podemos encontrar panos de algodão de produção industrial ou fio sintético importados de outros países e são mais acessíveis em termos de custos e fáceis de trabalhar.
Muitos desses panos de confecção industrial são adquiridas na Guiné Conakry, Senegal, Gâmbia, Indónesia,Holanda e Portugal o que demonstra que a tradição já não é o que era. Ou seja, os panos já não são feitos em teares tradicionais.
Juntamente com a exposição está o trabalho da artista plástica Manuela Jardim que utiliza materiais reciclados fazendo uma grande mistura de cores e figuras.

Texto: Surraia Correia
Foto: Gentilmente cedida pelo Museu Nacional da Etnologia

Nenhum comentário: